Nossos Projetos

Criada em 1988 por Fábio Caramuru, a Echo Promoções Artísticas Ltda, vem se destacando no mercado cultural pela idealização e produção executiva de uma série de importantes projetos de natureza cultural em diversos segmentos, com destaque para o campo da música e produções audiovisuais, tanto no Brasil, como em diversos países do mundo.

3
Projeto

Projeto Vozes da Natureza

O projeto VOZES DA NATUREZA, com direção artística de Fábio Caramuru, consiste na realização de uma série de espetáculos musicais multimídia dedicados à música e sua relação com a natureza brasileira, além da gravação de um vídeo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na ocasião (2022), foi celebrado ainda o aniversário de 95 anos do compositor Tom Jobim (1927-1994), grande defensor da natureza brasileira, com a interpretação de diversos temas jobinianos relacionados a essa temática.

A iniciativa conta com Patrocínio Master da Petrobras e Patrocínio do Itaú Unibanco. O projeto traz uma série de seis concertos (de dezembro de 2022 a março de 2023): Três no Teatro Amazonas, em Manaus, um deles com as participações da orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência do Maestro Marcelo de Jesus, e do Coral do Amazonas; uma apresentação ao ar livre, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e um concerto na Catedral da Sé, em São Paulo, nessas apresentações há também a participação do pianista Fábio Caramuru, das cantoras Paula Morelenbaum e Vânia Bastos, dos violonistas Ronaldo Rayol e Lula Galvão e do violoncelista Jaques Morelenbaum. Para fechar a programação o sexto concerto será com o pianista Fábio Caramuru, no Teatro Baltazar Dias em Funchal, Ilha da Madeira, Portugal.

Vozes da Natureza

Laureados

Turnê com o Pianista Jonathan Fournel

Em 2022, turnê realizada com o pianista francês Jonathan Fournel, premiado no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, passando por Manaus, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. A turnê teve patrocínio das empresas Peróxidos do Brasil, BNP Paribas e Coimpa, contando com o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo.

Laureados

Turnê com William Hagen

Em 2021, foi realizada uma turnê pelo Brasil com o violinista dos EUA William Hagen, premiado no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, passando por Manaus, Curitiba e São Paulo. A turnê teve patrocínio das empresas Peróxidos do Brasil e Coimpa, contando com o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo.

Vozes da Natureza

Videoclipe “Tangará”

Novo vídeo do projeto EcoMúsica, lançado em 2022, EcoMúsica Tangará Vozes da Natureza. Em janeiro de 2022, Fábio Caramuru lançou o novo vídeo EcoMúsica Tangará – Vozes da Natureza, com participação de Fábio Caramuru, Vânia Bastos e Aline Alves. Direção de Otávio Dias. O tema musical original foi composto em 2015, integrando o primeiro álbum de Caramuru, EcoMúsica – Conversas de um piano com a fauna brasileira.

Agora, em sua versão canção, Tangará recebe um tratamento camerístico, especialmente dedicado à voz suave de Vânia Bastos, promovendo um rico diálogo com o piano.

Trata-se da segunda obra de Caramuru como compositor de canções, marcando uma nova etapa em seu trabalho de criação. A letra de Alexandre Barros reverencia de forma simples o pássaro-tema, que é representado no vídeo pela atriz Aline Alves, contracenado com a cantora Vânia Bastos. Para além do mérito artístico, o Projeto EcoMúsica agrega ainda uma importante mensagem relacionada à preservação ambiental. Patrocínio: Itaú

vozes da natureza

Videoclipe “Quero-Quero”

Novo vídeo do projeto EcoMúsica, lançado em 2022, tendo como convidada especial a cantora Vânia Bastos. O cenário das filmagens foi o Rio Escuro e seu mangue, localizado no município de Ubatuba, SP. A música é um tributo à vida, dedicada a todos os artistas que perderam a vida em decorrência da pandemia. Trata-se da estreia de Caramuru como compositor de canções, marcando uma nova etapa em seu trabalho de criação. A letra de Alexandre Barros reverencia de forma simples o pássaro-tema, a natureza e suas manifestações, como a água, a luz, o vento, o mar. O compositor escolheu Vânia Bastos para ser a intérprete da música, pois considera que a cantora, além de ser uma artista sensível e delicada, consegue dar a expressão certa para as intenções musicais de Caramuru, originadas no piano. A direção foi realizada por Otávio Dias. Patrocínio: Itaú

Vozes da Natureza

Videoclipe “Uirapuru”

Em setembro de 2020, o pianista e compositor Fábio Caramuru lançará seu novo vídeo Amazônia EcoMúsica Uirapuru, uma lenda da floresta. Inteiramente produzido durante o período de isolamento social, o vídeo, dirigido por Otávio Dias, com pesquisa e edição de imagens por Cecília Lucchesi e roteiro do próprio Caramuru, mostra o músico fazendo uma viagem na imaginação, transportando-se da sala de sua casa às profundezas da Amazônia brasileira, atraído pelo misterioso canto do lendário pássaro uirapuru, ave muito difícil de ser vista. O projeto conta com patrocínio do Itaú.

Mais da echo

Outros Projetos

ORQUESTRA KODOMÔ NA JAPAN HOUSE – A Orquestra Kodomô, do Instituto Fukuda, se apresenta na Japan House dia 11 de março de 2020, como parte das comemorações que marcam os 2 milhões de visitantes nesse centro cultural localizado na Avenida Paulista. A orquestra irá presentear o público com obras tradicionais japonesas e brasileiras em três apresentações gratuitas: às 11h, 13h30, 15h,.

TURNÊ BRASILEIRA COM EVA ZAÏCIK (MEZZO SOPRANO – FRANÇA) – Cantora lírica premiada no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, de 2018, realiza turnê brasileira em outubro de 2019, passando por quatro cidades. A turnê de Eva Zaïcik tem patrocínio das empresas Peróxidos do Brasil, Coimpa e Fundação BNP Paribas, contando com o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo.

FÁBIO CARAMURU EM TORONTO, CANADÁ – O Café e Cultura Toronto, organização cultural brasileira de Toronto, vai celebrar seu quinto aniversário com um concerto do renomado pianista e compositor Fábio Caramuru. No repertório, estarão composições de Tom Jobim de inspiração ecológica, além de peças originais de Caramuru. O espetáculo será no dia 25 de maio de 2019, às 19 horas, no Granite Club (2350 Bayview Ave, Toronto), seguido de coquetel comemorativo devido aos cinco anos do Café e Cultura.

FÁBIO CARAMURU NA JAPAN HOUSE – A Japan House São Paulo integra mais uma vez a programação oficial da Virada Cultural 2019, evento que acontece nos dias 18 e 19 de maio, com 24 horas de programação cultural gratuita por toda a cidade de São Paulo. No dia 19 de maio, será a vez do compositor e pianista Fábio Caramuru se apresentar com o projeto “EcoMúsica”, em que o artista dialoga com os sons de diversos pássaros da fauna japonesa e brasileira.

ECOMÚSICA E TOM JOBIM NO SESC SANTOS Fábio Caramuru apresenta EcoMúsica & Tom Jobim no SESC Santos. Nesse concerto, essas inspirações estarão presentes no repertório com músicas de seus álbuns “Conversas de piano com a fauna brasileira” além de obras de Tom Jobim. 17 de maio de 2019, sexta-feira, 20h.

TOM JOBIM INSTRUMENTAL – Série instrumental celebra a obra de Antônio Carlos Jobim em quatro concertos gratuitos. A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 24 a 27 de janeiro de 2019 (quinta a domingo), “Tom Jobim Instrumental”, uma série de concertos com a participação de oito grandes instrumentistas brasileiros em homenagem a Jobim. Patrocínio CAIXA e Governo Federal.

VIDEOCLIPE ‘ECOMÚSICA | ARARAS’ – Gravado no Parque das Aves , em Foz do Iguaçu, patrocínio Itaú, lançamento em setembro de 2018.

VIDEOCLIPE ‘ECOMÚSICA | HARPIA’ – Gravado nas Cataratas do Iguaçu, PR, patrocínio Itaú, lanamento em agosto de 2018.

‘CONCERTO ECOMÚSICA’ NA SALA SÃO PAULO – Na ocasião foi lançado o CD ‘EcoMúsica | Aves’, dentro das comemorações dos ‘110 anos da Imgração Japonesa no Brasil’, 15/4/2018.

CD ‘ECOMÚSICA | AVES’ – Produção completa entre julho de 2017 e abril de 2018, Selo Flau, Japan, 69.

VIDEOCLIPE ‘ECOMÚSICA | BEM-TE-VI’ – Gravado com as Meninas Cantoras de Campos do Jordão, direção Otavio Dias, patrocínio Hotel Toriba, lançamento em abril de 2018.

BRASIL EM DOIS PIANOS – Concerto na Sala São Paulo, 4/3/2018.

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH – Série de concertos com orquestra, com o violoncelista Victor Julien-Laferrièrre , em cinco cidades brasileiras, em espaços como Sala Minas Gerais, Theatro Municipal de Saão Paulo, MASP e Sala Cecilia Meireles, abril/maio de 2018, com patrocínio da Umicore e Peróxidos do Brasil.

TURNÊ ECOMÚSICA RIO – Série de três concertos com o pianista Fábio Caramuru na cidade do Rio de Janeiro e gravação do videoclipe “Tico-tico”, direção Otavio Dias. Projeto realizado em parceria com a Kommitment Produções e com patrocínio da empresa Libra Terminais Rio, agosto e setembro de 2017.

VIDEOCLIPE ‘ECOMÚSICA | Tico-tico’’ – Gravado com no forte do Leme, rio de Janeiro, julho 2017.

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH – Série de concertos com orquestra, com o pianista Lukás Vondrácek, em cinco cidades brasileiras, em espaços como Sala Minas Gerais e Theatro Amazonas, Manaus, agosto e setembro de 2017, com patrocínio da Umicore e Peróxidos do Brasil.

TURNÊ ECOMÚSICA JAPÃO – Série de concertos com o pianista Fábio Caramuru realizada em oito cidades do Japão. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Consulado Brasileiro no Japão,  abril e maio de 2017.

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH – Série de concertos com orquestra, com a violinista coreana Ji Young Lim, em quatro cidades brasileiras, em espaços como Sala Minas Gerais, Theatro da Paz, Belém, e Theatro Amazonas, Manaus, em outubro de 2016, com patrocínio do BNP Paribas, Umicore e Peróxidos e Tractebel.

CONCERTOS AFRO-BRASILEIROS – Série de concertos dedicados à temática afro-brasileira na música de concerto com as cantoras Edna D’Oliveira, Edineia de Oliveira, Hercules Gomes, Marco Bernardo, Daniel Murray, entre outros, entre 28 e 31de julho de 2016, na Caixa Cultural São Paulo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

VIDEOCLIPE “ECOMÚSICA | CIGARRA”Produção e lançamento do videoclipe na sredes sociaias, dezembro a abril 2016

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH – Série de concertos com orquestra com as sopranos Sumi Hwang (Coreia do Sul) e Jodie Devos (Bélgica), em quatro cidades brasileiras, em espaços como Theatro Amazonas, Theatro Muncipal de São Paulo e sala Cecília Meireles, RJ, em agosto/setembro de 2015, com patrocínio da Peroxidos do  Brasil e Umicore.

VIRTUOSES DO PIANO BRASILEIRO – Série de quatro espetáculos e entrevistas, realizados entre 30 de julho e 2 de agosto de 2015, na Caixa Cultural São Paulo, com os pianistas Fabio Martino, Juliana D’Agostini, Hercules Gomes e Ronaldo Rolim. Patrocínio: Caixa Econômica Federal

BRASIL EM DOIS PIANOS – Série de cinco espetáculos dedicados à música brasileira para dois pianos, realizados entre 9 e 26 de novembro de 2014, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Com Fábio Caramuru e Marco Bernardo. Patrocínio: Correios

TOM JOBIM, 20 ANOS DE SAUDADE – Série de quatro espetáculos, realizados entre 17 e 20 de julho de 2014 na Caixa Cultural São Paulo, com Paula e Jaques Morelenbaum, Fábio Caramuru e Marco Bernardo, Alaíde Costa, Mario Adnet, Zuza Homem de Mello, Julio Medaglia e Gil Jardim. Patrocínio: Caixa Econômica Federal.

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH – Série de concertos com o pianista israelense Boris Giltburg, em cinco cidades brasileiras, em junho de 2014, com patrocínio da Tractebel Energia, Peroxidos e BNP Paribas.

POCKET TRILHAS NO SESC IPIRANGA – Série de seis espetáculos, realizados entre 13 e 28 de dezembro de 2013, com variadas formações musicais, dedicados a quatro diferentes temas. Nas apresentações subverte-se a abordagem convencional: a trilha sonora ganha organicidade, assumindo lugar de destaque, e as imagens cinematográficas passam a ser o pano de fundo para a música. Participação de Vânia Bastos, Maria Alcina, Magda Painno, Marco Bernardo, Fábio Caramuru, Gabriel Levy, entre outros. SESC Ipiranga, São Paulo.

MARATONA MUSICAL MAGDA TAGLIAFERRO 120 Anos – Evento realizado para marcar os 120 anos de nascimento de Magda Tagliaferro, realizado em 6 de dezembro de 2013. Participação de 17 músicos, entre eles, o Trio Brasileiro, Eduardo Monteiro, Eudóxia de Barros, Amilton Godoy e lea Freire. Evento realizado no MASP, em São Paulo. Patrocínio: Fundação Magda Tagliaferro.

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH – Série de concertos com o violinista Andrey Baranov – setembro de 2013. Eventos realizados no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Teatro Cultura Artística (São Paulo), Caixa Cultural, em Curitiba. Patrocínio: Tractebel Energia.

NAS TRILHAS DA ATLÂNTIDA Série de shows dedicados à Cia Atlântida Cinematográfica, a ser realizada na Caixa Cultural de Curitiba, PR, com Vânia Bastos, Maria Alcina e Marco Bernardo, de 30 de maio a 2 de junho de 2013. Patrocínio: Caixa Econômica Federal.

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH – Série de concertos com a soprano coreana Haeran Hong – agosto e setembro de 2012. Eventos realizados no Teatro Cultura Artística (São Paulo), no Teatro Municipal (Rio de Janeiro) e na Capela do Palácio Alto da Boa Vista (Campos do Jordão). Patrocínio: Tractebel Energia.

MARATONA MUSICAL MAGDA TAGLIAFERRO – Série de recitais para marcar a abertura do novo espaço dedicado à memória da pianista Magda Tagliaferro – 27 de maio de 2012. Evento realizado na Sala dos Espelhos, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

CONCERTOS MAGDA TAGLIAFERRO – Série de recitais em homenagem ao legado e aos 25 anos da morte da pianista, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2011. Projeto patrocinado pela Caixa Econômica Federal e realizado na Caixa Cultural de São Paulo.

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Produção executiva dos concertos da OSUSP na Sala São Paulo, no Teatro Cultura Artística, no Auditório Ibirapuera e em diversas cidades do Estado de São Paulo (maio de 2007 a 2011)

APRESENTAÇÕES DO QUARTETO FRANCÊS ENSEMBLE PASARELA Produção de apresentações e master classes de músicos franceses nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (maio de 2011)

LAUREADOS DO CONCURSO RAINHA ELISABETH NO BRASIL Produção dos concertos na Sala São Paulo com OSUSP e no Teatro Positivo, em Curitiba (março de 2010 e março de 2011)

POCKET TRILHAS NO CCBB Direção artística e produção dos eventos dedicados aos temas Nino Rota, Bernard Herrmann, Atlântida Cinematográfica e Richard Rodgers. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo (setembro de 2008)

TOM JOBIM 80 ANOS Idealização e produção de um festival dedicado a Tom Jobim, com Paula Morelenbaum, Mario Adnet, Vânia Bastos, Alaíde Costa, João Carlos Assis Brasil, Duo Echo, Julio Medaglia, Lorenzo Mammi, Arthur Nestrovski. Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro (21 a 25 de março de 2007)

LÍRICAS & POPULARES Idealização e produção de série de oito concertos com oito cantoras líricas e populares e instrumentistas diversos no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro – Alaíde Costa, Rosana Lamosa, Vania Bastos, Magda Painno, Maria Alcina, Regina Elena Mesquita, Niza de Castro Tank e Inezita Barroso. Patrocínio Banco do Brasil (fevereiro de 2007)

SEXTAS MUSICAIS Idealização e produção de uma série de eventos musicais e didáticos na Casa do Saber, São Paulo – Duofel, Zuza Homem de Mello, Fábio Martino, João Marcos Coelho, Trio Echo, Vicente Adorno, Flávio Varani, Irineu Franco Perpétuo

DIVAS Idealização e produção de série de oito concertos com oito cantoras líricas e populares e instrumentistas diversos no Centro Cultural Banco do Brasil, DF. Celine Imbert, Ná Ozzetti, Adélia Issa, Tetê Espíndola, Vania Bastos, Magda Painno, Maria Alcina, Regina Elena Mesquita. Patrocínio Banco do Brasil (março de 2006)

NÚCLEO DE MUSICALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO MAGDA TAGLIAFERRO Coordenação do programa de musicalização infantil da Fundação Magda Tagliaferro. Patrocínio Banco Itaú BBA (2006)

JOVENS TALENTOS DA FUNDAÇÃO MAGDA TAGLIAFERRO Coordenação de programa de bolsas de estudos da Fundação Magda Tagliaferro. Patrocínio Banco Itaú BBA e Instituto Votorantim (2004, 2005, 2006, 2007, 2008)

DOMINGO SONORO Curadoria e produção executiva do projeto musical realizado na Sala Olido (Galeria Olido, São Paulo), desde junho de 2005. Patrocínio Prefeitura Municipal de São Paulo

CIRCULAÇÂO DE MÚSICA DE CONCERTO Produção de eventos de música de câmara em 14 cidades do Brasil com TRIO ECHO e Duo Adélia Issa / Edelton Gloeden. Patrocínio FUNARTE (novembro/dezembro de 2004)

PROGRAMA FURNAS GERAÇÂO MUSICAL Produção dos eventos do projeto no Estado de São Paulo. Patrocínio de Furnas Centrais Elétricas S.A (junho a dezembro de 2004)

MOODS REFLECTIONS MOODS Produção do Quinto CD do pianista Fábio Caramuru. Apoio Promon (abril de 2004)

TEMPORADA FUNDAÇÃO MAGDA TAGLIAFERRO Série de recitais, master classes e concurso nacional de piano, realizados no Espaço Promon – Miguel Proença, Fany Solter, Duo Zanni, Caio Pagano, Flávio Varani. Patrocínio da Petrobrás (2004)

TEMPORADA DE CONCERTOS TUCCA Séries de concertos internacionais, promovidos pela Associação para Crianças com tumor cerebral, na Sala São Paulo, Theatro Municipal, Mosteiro de São Bento, com Lynne Dawson, Orquestra de Toulouse, Duo Labèque, Orquestra da União Européia, Uto Ughi, Orquestra Barroca Den Haag. Patrocínio Novartis, Safra, Sadia, Itaú BBA (2003/2004/2005)

MAGDA TAGLIAFERRO FEST Festival realizado no Espaço Promon, com Egberto Gismonti, Eduardo Monteiro, Magda Painno e Fábio Caramuru. Patrocínio Correios (2003)

DÓ RÉ MI FON FON – 27 CANTIGAS BRASILEIRAS CD / jogo da memória. Projeto educativo dedicado ao resgate do cancioneiro tradicional brasileiro (2002)

BRASIL PIANO SOLO Serie de programas de TV dedicada aos grandes compositores e pianistas brasileiros, realizada pela parceria entre Fundação Padre Anchieta e Fundação Magda Tagliaferro. Patrocínio do Ministério da Cultura (FNC) e Empresa Brasileira de Correios (2000/2001)

ESPECIARIAS DO PIANO PAULISTA CD dedicado aos compositores paulistas Inah Machado Sandoval (1906) e M. Camargo Guarnieri (1907/1993), a cargo do pianista Fábio Caramuru. Patrocínio: Banco BBA (1999)

CONCERTOS MATINAIS ERICSSON Série de concertos de música erudita. MuBE, São Paulo – patrocínio: Ericsson (1998)

FESTIVAL MAGDA TAGLIAFERRO Série de eventos musicais, palestras, projeções e exposição no MuBE, através de convênio com Secretaria de Estado da Cultura, São Paulo (1998)

PIANO NO MuBE Série de eventos pianísticos no MuBE, São Paulo, com patrocínio da Prefeitura do Município de São Paulo (1997)

FRANCISCO MIGNONE – 100 ANOS Série de eventos musicais realizada no Instituto Cultural Itaú, São Paulo (1997)

A ARTE PIANÍSTICA DE MAGDA TAGLIAFERRO CD e livro da pianista Magda Tagliaferro. Patrocínio: Fujifilm, Ajinomoto, Sony (1997)

MÚSICA NO MuBE Série de concertos de música erudita no MuBE, São Paulo. Patrocínio: Bamerindus (1996)

COMPOSITORES LATINO-AMERICANOS IV – CD da pianista Beatriz Balzi (1995)

DUO CONCERTANTE Apresentações do duo sueco no SESC Ipiranga, São Paulo (1995)

INAH MACHADO SANDOVAL Produção do CD com composições da pianista (1995)

ORQUESTRA INTERNAZIONALE D’ITALIA Turnê da orquestra italiana em São Paulo. Hotel Transamérica (1994)

SÉRIE MAGDA TAGLIAFERRO MASP, Teatro Municipal de São Paulo e Sala São Luiz, com patrocínio da Prefeitura do Município de São Paulo (1994/1995)

FESTIVAL CAMARGO GUARNIERI SESC Ipiranga, São Paulo (1994)

FESTIVAL MAGDA TAGLIAFERRO MASP, Teatro Municipal, SESC, Memorial da América Latina, com patrocínio do FNC – PRONAC, Ministério da Cultura (1993)

“MAGDA TAGLIAFERRO – 1893/1993” Catálogo patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura

ARTE NO PATEO MARIA ANTONIA São Paulo, com patrocínio da SDR Participações (1992)

FESTIVAL MÚSICA NOVA São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto – Patrocínio: Secretaria de Estado da Cultura (1991/1992)

MAGDA TAGLIAFERRO REVIVAL Primeiro registro em CD das gravações de Magda Tagliaferro – Patrocínio: BOVESPA. O projeto recebeu o “Grande Prêmio da Crítica” da APCA, em 1991

FATA MORGANA Ópera de Jocy de Oliveira – Teatro Municipal de São Paulo. Patrocínio: White Martins (1990)

MUSICAL ZAPPING SESC Consolação, São Paulo (1989)

SCAN LINES Turnê brasileira do Grupo de dança belga PLAN K. Patrocínio: Banco Europeu, Fademac, Osram (1989)

RASNA ETRUSCHI OGGI Exposição de design, dentro do projeto ”Italia Viva!”, Museu da Casa Brasileira (SP) e Museu Histórico Nacional (RJ) – Patrocínio: Papaiz (1989)

DESIGN STORIES Eventos musicais e exposições na loja Design Store, São Paulo. Patrocínio: Cassina, Probjeto (1988)

contato

7 + 6 =